top of page

Halloween | Dia das Bruxas e a Reforma Protestante

Pode ser até coincidência, mas sempre me questionei por que a festa do dias das bruxas, mais conhecida como Halloween, é comemorada no mesmo dia da Reforma Protestante?


O dia 31/10/1517, ficou marcado na história, pois foi nesta data que o monge agostiniano, teólogo e professor universitário alemão Martinho Lutero, publicou na catedral de Wittenberg, um documento chamado Debate para o esclarecimento do valor das indulgências, mais conhecido como as 95 teses de Lutero.


As teses apresentadas por Lutero, condenavam os excessos e a corrupção da Igreja Católica Apostólica Romana, principalmente pelo fato da prática papal de pedir pagamento em dinheiro, mais conhecidas como indulgências, para obter o perdão dos pecados cometidos.


O impacto desta publicação foi tão grande, que este movimento é conhecido até hoje como Reforma Protestante e a partir daí, houve um movimento de resgate a viver as verdades apresentadas no Evangelho de Cristo.


Lutero foi impactado pela leitura do texto bíblico de Romanos 1:17, que diz:

Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".

Resgatar a simplicidade do Evangelho nos tempo tempos atuais, nos ajudará a sermos libertos de toda a religiosidade, que certamente nos afasta de vivermos um verdadeiro relacionamento com Cristo.


Ainda que o Dia das Bruxas tente ofuscar este fato histórico, a Reforma Protestante continuará sendo um dos maiores movimentos em defesa das verdades bíblicas e que tem levado muitas pessoas a conhecerem o poder transformador do Evangelho de Cristo.


Nossos parceiros, Teatro Gil e Cris, lançaram um vídeo bem instrutivo que poderá ajudar adultos e crianças a refletir sobre o tema: Halloween - Pode ou não pode? Assista e compartilhe!

O Ministério Discipulando Gerações, desenvolveu uma lição específica para trabalhar o tema com as crianças. Baixe o conteúdo gratuitamente clicando no link ao lado: Datas Especiais - Halloween


Que Deus te abençoe!

176 visualizações3 comentários

3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Katia Rodrigues
Katia Rodrigues
Oct 31, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Tema muito relevante, de extrema importância para esse tempo, precisamos resgatar os fundamentos da nossa fé e expor todo engano.

Glória a Deus!

Like

Fala Gil TV
Fala Gil TV
Oct 31, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Por mais artigos assim, louvado seja Deus!

Like

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
Oct 31, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Post interessantíssimo, obrigado pelos conteúdos, Pastor!!

Like

Posts Recentes

Arquivo